Riscos ambientais causados por postos de gasolina, lava jatos, oficinas e indústrias

O descarte incorreto dos afluentes pode afetar seriamente a saúde e ao meio ambiente.

O despejo de resíduos de estabelecimentos comerciais é regido por normas que visam regularizar o lançamento dos efluentes não domésticos na rede de esgoto, a fim de não prejudicar a população e poluir o meio ambiente. Os postos de gasolina, lava jatos, garagens, oficinas mecânicas e indústrias são exemplo de que essa legislação deve ser seguida à risca. Segundo dados do Portal Ambiente Brasil, o descarte de um litro de óleo lubrificante, por dia, no solo ou em cursos d’água é equivalente à poluição gerada pelo esgoto doméstico de 40 mil habitantes. De acordo com a Copasa (Companhia Básica de Saneamento de Minas Gerais), um litro de óleo tem capacidade de contaminar um milhão de litros de água.

Para que isso não ocorra, os proprietários destes empreendimentos precisam estar atentos às normas e legislação vigente, objetivando tanto o cumprimento delas quanto a manutenção do sistema de tratamento ao longo do tempo. Por manusearem produtos que contém grandes índices químicos, como óleo diesel, desengraxantes, gasolina, filtro de óleo, dentre outros, estão suscetíveis a causar grandes impactos ambientais. “Além dos prejuízos à saúde e ao meio ambiente, o descarte desses produtos químicos de forma inadequada é crime e pode gerar multas e sobretarifas, além da paralisação e encerramento das atividades do posto”, garante Ranna Zaidan, diretora comercial da Artefacil.

Segundo ela, o primeiro passo para que esses estabelecimentos regularizem suas atividades é avaliar o efluente, para então verificar qual o sistema de tratamento deve ser utilizado.Para o descarte correto, é necessária a utilização de caixas que separem corretamente os resíduos sólidos sedimentáveis, óleos e graxos da água para que o efluente seja lançado na rede de esgoto, além dos sistemas de tratamentos complementares.

Para isso, a diretora comercial indica o Separador de Sólidos, Água e Óleos (SAO), patenteado pela Artefacil. ” Por ser feito em concreto reforçado e resistente aos sulfatos, o produto apresenta melhor resultado operacional e um custo inferior aos dos concorrentes”, explica. Segundo o Programa de recebimento e controle de efluentes para usuários não domésticos (PRECEND), desenvolvido pela COPASA, a concentração de óleo na água deve ser igual ou menor que 150 mg de óleo por litro de água. Já o modelo criado pela empresa mineira registra índices entre 8 e 15 mg de óleo por litro de água.

O Separador Artefacil já foi aplicado em mais de cinco mil postos de gasolina da capital mineira e região metropolitana, além de garagens e estacionamentos como no Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão. Além de atender para o que foi desenvolvido, o produto ainda cumpre às exigências de monitoramento da demanda química de oxigênio (DQO) e sólidos suspensos totais (SST).

É importante ressaltar que além da instalação, o acompanhamento é necessário para que não ocorra nenhuma irregularidade nesse descarte. “É importante que, mesmo após a instalação, seja feito um monitoramento dos efluentes. O proprietário deve contar com a colaboração do projetista responsável pela obra e com os consultores técnicos responsáveis pelo fornecimento do produto”, afirma Ranna Zaidan.

A Artefacil

No mercado nacional desde 1996, a Artefacil produz artefatos em concreto pré-moldado e presta consultoria na área hidrossanitária para clientes residenciais, comerciais e industriais. Com sede em Belo Horizonte, a empresa possui mais de 20 produtos patenteados normatizados, que dispõem de garantia de 10 anos e elevado padrão de qualidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Anúncios

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s