Uma turbina eólica que cabe na mochila

A Trinity foi criada por irmãos islandeses, que recorreram a um site de crowdfunding para viabilizar a produção em massa do produto.

Uma turbina eólica portátil. Por que não? Foi essa a questão que instigou os irmãos Einer e Agust Agustsson enquanto eles buscavam formas de reduzir a conta de luz em casa. Nascidos e criados na Islândia, em uma família de eletricistas, os dois desenvolveram um protótipo. Como, além de habilidade técnica, eles têm formação em negócios, logo viram um potencial comercial na turbina e recorreram ao site de crowdfunding Kickstarter para viabilizar o projeto.

Trinity 50 carregando um iPhone (Foto: Divulgação)

TRINITY 50 CARREGANDO UM IPHONE (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Assim nascia a Trinity, uma turbina portátil formada por uma base cilíndrica, dentro da qual se encaixam as hélices. Para instalá-la, basta puxar as hélices e ajeitar as pernas do equipamento. Há duas configurações possíveis, para aproveitar da melhor maneira possível a intensidade e direção do vento.

Rapidamente, a proposta atraiu a atenção da mídia de vários países e conseguiu o financiamento necessário. O problema foi, então, encontrar uma empresa capaz de fabricar a turbina para comercialização. Após buscas infrutíferas pelos Estados Unidos e pela China, os irmãos chegaram à conclusão de que eles mesmos deveriam produzir as peças e abriram, no meio deste ano, uma empresa em Reikjavik, capital da Islândia.

Ao mesmo tempo, Einer e Agust aproveitaram as sugestões enviadas por apoiadores no crowdfunding para aperfeiçoar o protótipo. O resultado foi uma nova campanha no Kickstarter, dessa vez ligada à produção de quatro modelos da Trinity, com diferentes tamanhos, para permitir a produção de energia limpa nos mais diversos contextos.

O menor, que cabe na mochila, tem gerador de 50W e serve para recarregar câmeras, smartphones e tablets durante uma viagem a locais isolados, por exemplo. Já o maior, que pode ser guardado no bagageiro de um carro, gera 2.500W e pode tanto abastecer um veículo elétrico como integrar o sistema de fornecimento de energia de uma residência. Há ainda outras duas opções: um modelo com gerador de 400W e outro com gerador de 1.000W. Nas versões maiores há plugs de 110V/220V, além das entradas USB. Segundo os irmãos, trata-se da primeira turbina portátil e de fácil utilização do mercado.

A campanha de crowdfunding segue aberta até o fim de outubro. A meta – de US$ 50 mil – não só já foi atingida como superada. No meio do mês, a proposta já havia arrecadado quase o triplo desse valor: US$ 145.219.

Fonte: Época Negócios

Anúncios

Um comentário sobre “Uma turbina eólica que cabe na mochila

  1. Pingback: Uma turbina eólica que cabe na mochila - Portal Sustentabilidade | ADEMI-BAPortal Sustentabilidade | ADEMI-BA

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s