Engema discutirá os desafios da sustentabilidade na economia de baixo carbono

Termina no próximo dia 19 de outubro o prazo para a submissão de trabalhos para o XVII Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente (Engema), que acontece de 30 de novembro a 1º de dezembro, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEAUSP), em São Paulo. Este ano, o tema central será “Os Desafios da Sustentabilidade na Economia de Baixo Carbono”. Inscrições, submissões de trabalhos e programação estão disponíveis no site www.engema.org.br.

O professor de finanças da International Business School de Paris (ISG), Amir Rezaee, será o keynote speaker. Sua palestra está marcada para o dia 30 de novembro, às 16 horas. Rezaee trará para discussão o tema “Financiamento da estratégia de sustentabilidade empresarial: novos métodos”. Sua palestra focará o financiamento inovador (Innovative Financing), um ramo das finanças que cria novos instrumentos de captação de recursos em apoio ao desenvolvimento internacional.

 

Para o especialista, esses instrumentos não são amplamente conhecidos pelos gestores e stakeholders corporativos. Entre eles, estão o Green Bonds, os Index-linked Carbon Bonds, os Payments for Environmental Services (PES), o mercado de carbono e os derivados financeiros ambientais. Além de descrever as características dos instrumentos, a apresentação mostrará o desempenho deles na prática, suas vantagens e desvantagens.

 

Outra atração do Engema será um debate sobre a cobertura jornalística da crise hídrica no Estado de São Paulo, do qual participarão os jornalistas Eduardo Geraque (Folha de S. Paulo), Lucas Sampaio (Globonews), Fabio Leite (O Estado de S. Paulo) e Kelly Cristina (Rede Globo). O debate será no dia 1º de dezembro, às 11 horas.

O que é o Engema – O Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente (Engema) é um evento anual que tem como objetivo reunir pesquisadores, profissionais, empresários e gestores públicos e privados envolvidos em novas abordagens em gestão ambiental nas empresas. No meio acadêmico, este evento é reconhecido pela CAPES por meio do seu sistema QUALIS (E2). Portanto, tem também o objetivo debater e divulgar projetos de pesquisa por meio de artigos científicos.

Fonte: FEAUSP – Comunicação e Desenvolvimento

Anúncios

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s