Professor indica caminhos para potencializar uso da energia solar no Brasil

O país é um dos poucos que recebe uma insolação elevadíssima e aproveita pouco esse potencial.

sistemas solares fotovoltaicos, energia solar fotovoltaicos cc-wikimedia

sistemas solares fotovoltaicos, energia solar fotovoltaicos cc-wikimedia

Em artigo intitulado Energia solar: por que não deslancha, o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFP), Heitor Scalambrini Costa, afirma que a capacidade instalada no Brasil, levando em conta todos os tipos de usinas que produzem energia elétrica, é da ordem de 132 gigawatts (GW). Deste total, menos de 0,0008% é produzida com sistemas solares fotovoltaicos (transformam diretamente a luz do Sol em energia elétrica). O dado nos faz refletir sobre as causas que levam o Brasil a tão baixa utilização desta fonte energética tão abundante e com características únicas.

O professor participou do Revista Brasil desta terça-feira (15) para falar sobre o assunto. Ele explica que existem duas formas de aproveitar a energia do sol. Uma é transformar energia direto em calor, que são os coletores solares, aquecedores de água, troca de chuveiro elétrico por sistemas de aquecimento de água com energia solar e até produção de vapor com outros equipamentos. A outra forma é o sistema solar fotovoltaicos, que produz energia elétrica diretamente, aí se usa o semicondutor, chamada células fotovoltaicos, que é a conversão direta da energia do sol em energia elétrica. O aquecimento solar tem ocupado um espaço maior no Brasil do que o fotovoltaicos.

Segundo o Scalambrini, o principal motivo da baixa utilização desta fonte energética é a “questão da vontade política, ou seja, querer que essa fonte de energia tenha uma participação maior do que o 0,0008% na nossa matriz elétrica do Brasil.”

Confira a entrevista na íntegra no player acima.

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.

Fonte: EBC

Anúncios

Um comentário sobre “Professor indica caminhos para potencializar uso da energia solar no Brasil

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s