Ilha Pura contribui com a capacitação e certificação de fornecedores de madeira nativa

264002_540972_que_35_ponte_01_rev_01_00

imagem: divulgação

Como contribuir para o desenvolvimento sustentável das florestas? Para quem faz uma pequena obra em casa ou administra uma grande construção, como é possível saber se aquela madeira é realmente proveniente de um manejo florestal adequado? Essa era uma das preocupações dos responsáveis por Ilha Pura, novo bairro planejado na região da Barra da Tijuca que tem como principal pilar de desenvolvimento a sustentabilidade. Ao optar pelo uso de madeira nativa certificada, o núcleo de sustentabilidade do empreendimento se deparou com uma surpresa: no estado do Rio de Janeiro, apenas um fornecedor tinha toda a cadeia de custódia com todas as certificações florestais exigidas. Diante desta realidade, Ilha Pura entrou em contato com representantes do FSC (Conselho de Manejo Florestal) e CERFLOR (Programa Brasileiro de Certificação Florestal) e propôs a aproximação e capacitação das madeireiras que forneciam material nativo para a obra. Ao longo do projeto foram promovidas palestras sobre o tema e encontros nas instalações da empresa para elucidar as dúvidas dos fornecedores.

De acordo com Mariana Malufe, gerente de Sustentabilidade da Ilha Pura, o projeto vai muito além dos muros do empreendimento: “Ilha Pura continua ajudando a certificar fornecedores de madeira, seja para o mobiliário, seja para obras da construção civil. Quem ganha são os cidadãos e a sociedade, que poderão optar por adquirir móveis ecologicamente corretos, criando uma cidade mais sustentável”.

O programa da Ilha Pura teve uma primeira fase, no início do ano de 2014, por meio de parceria com a Control Union Certification, focada nas empresas parceiras da Ilha Pura, em que sete empresas foram certificadas (seis do Rio e uma de São Paulo), e uma segunda fase, em parceria com a Control Union Certification e o SEBRAE, abrindo o programa inclusive para empresas do setor moveleiro e apoiou a certificação de mais 11 empresas. Sendo que dez já estão certificadas e uma está em fase de finalizar esse processo. Desde 2014, a Ilha Pura vem orientando e dando palestras informativas para as empresas interessadas em obter essas certificações. Ao todo foram adquiridos 146 decks (108,956m³), 71 pergolados (116,77m³) em toda Ilha Pura e sete assoalhos (15,772m³) para as passarelas do Parque com certificação FSC.

Fonte: RPM Comunicação

Anúncios

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s