Nova tecnologia pode revolucionar captação de energia solar

size_810_16_9_solar-sunflowerUma empresa suíça pretende revolucionar o mercado de energia solar. A Airlight Energy desenvolveu um novo formato para captura de energia gerada pelo Sol. Ela é a Solar Sunflower – uma estrutura com 36 painéis solares arranjados em forma de girassol.

A estrutura foi desenvolvida em parceria com a IBM Research, de Zurique, Suíça. O design é capaz de intensificar a captura de energia. Com ele, o Sol é transformado em “cerca de 5.000 sóis”, disse Gianluca Ambrosetti, chefe de pesquisa da Airlight, ao site Ars Technica.

A Solar Sunflower usa dois tipos de tecnologia diferentes na captação de energia. Ela combina energia fotovoltaica e termal. Essa combinação permite uma eficiência de 80% na produção de energia – um número extremamente alto em comparação com outras tecnologias.

Os 36 painéis, que funcionam como espelhos para refletir a luz, são feito de alumínio. Uma grande vantagem desse material é que ele é muito mais barato do que outros.

Um desafio para a equipe de desenvolvimento foi criar um sistema de resfriamento para o equipamento. Em uma ocasião, o calor capturado foi tão grande que um pedaço de ferro derreteu – é preciso uma temperatura de mais de 1.500º C para isso.

Para o resfriamento, a Airlight usa uma tecnologia aplicada pela IBM para diminuir a temperatura de seus supercomputadores: água. A temperatura é transferida da Solar Sunflower para a água.

Essa água, então, é usada para outras finalidades. Entre elas está o aquecimento de prédios universitários em Zurique.

O resultado da tecnologia é uma produção alta de energia. São 12 kW de energia fotovoltaica (além de 21 kW de energia termal usada para outros fins). Mas ainda assim a Solar Sunflower tem seus problemas.

Uma estrutura é capaz de produzir energia para sustentar apenas algumas poucas casas. Essa energia só pode ser capturada durante o dia, e precisa de bastante incidência de luz.

Outro empecilho é o custo. A Airlight e a IBM não revelam quanto custa a produção de cada estrutura – no momento é difícil prever se produzir em larga escala é possível.

De qualquer maneira, os avanços técnicos feitos com as pesquisas da Solr Sunflower são muito importantes e podem levar a grandes descobertas relacionadas à captura de energia solar.

Fonte: Exame

Anúncios

Um comentário sobre “Nova tecnologia pode revolucionar captação de energia solar

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s