Telhado verde é estratégia sustentável nas cidades

telhado1Você já ouviu falar em telhado verde, mas gostaria de entender melhor quais são as reais vantagens desse sistema construtivo? Com uma camada de vegetações na cobertura, um prédio ou uma casa com telhado ecoeficiente reduz a troca energética entre o interior e o exterior, trazendo mais conforto térmico as construções. Além disso, há a melhoria na qualidade do ar, aumento da eficiência energética dos equipamentos internos, como ar condicionado, aumento da vida útil da cobertura e também colabora com um visual mais agradável para o espaço urbano.

O escritório Juliana Lahóz Arquitetura está desenvolvendo um projeto com cobertura verde para um apartamento em Caiobá, litoral do Paraná. Trata-se da área privativa de um dos apartamentos do edifício que tem a intenção de tornar o visual mais agradável para os moradores dos pisos superiores. De acordo com a profissional à frente do trabalho, Juliana Lahóz, “Pensando no conforto do morador, levamos em conta que o sistema trará um melhor desempenho térmico e acústico para o espaço coberto”, explica a arquiteta.

A arquiteta ressalta que é possível adaptar qualquer construção existente para uma cobertura verde. Para isso, é indispensável consultar um profissional capacitado para obter-se o resultado técnico esperado. Alguns cuidados são essenciais para quem procura esse tipo de solução, pois é preciso ter cuidado com a impermeabilização e especificação perfeita de todos os itens que compõem o sistema. “Pode-se utilizar qualquer tipo de vegetação, desde que seja de acordo com a estrutura implantada e as condições climáticas locais. Deve ser levado em conta, também, como se dará a manutenção desta vegetação e é aconselhável utilizar vegetação nativa da região”, comenta.

Os telhados ou coberturas verdes também tem efeito no entorno e na cidade, com a possibilidade de reduzir as “ilhas de calor” (fenômeno em que formam-se bolhas de calor em algumas áreas urbanas), filtrar poluentes e metais pesados da água da chuva. Além disso, agregam valor ao imóvel, tornando-se uma boa solução ecoeficiente para os centros urbanos.  

 telhado3 

Sobre Juliana Lahóz Arquitetura:

Há 18 anos no mercado de arquitetura e decoração, Juliana Lahóz está a frente do escritório que leva seu nome, conhecido por oferecer toda a atenção para o cliente, atendendo as necessidades de cada projeto, além de ter como diferencial o acompanhamento e execução das obras. Juliana Lahóz é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC-PR, e tem especialização em Gerenciamento de Obras pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR. 

Serviço:

Juliana Lahóz Arquitetura
Avenida Nossa Senhora da Luz, 499, em Curitiba (PR)
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h.
 http://www.julianalahoz.com/

Anúncios

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s