Estrada é feita com painéis solares

estradapainel

Imagem: Galileu/reprodução

Quem se habilita a investir em uma estrada pavimentada por painéis solares? O engenheiro eletrônico Scott Brusaw e sua esposa Julie, residentes em Idaho (EUA), já arrecadaram US$ 2 milhões por meio de uma campanha no site de crowdfunding Indiegogo para conseguir viabilizar a produção em escala de seu protótipo. Essa quantia veio de 40 mil doações individuais, originadas dos 50 estados americanos e também de outros países. E seu vídeo promocional no YouTube ultrapassou 17 milhões de views.

Esses painéis substituiriam o tradicional asfalto, produzindo enormes quantidades de energia. Seu formato é hexagonal, que permite melhor ajuste em curvas e subidas. São aquecidos para remover gelo ou neve e incluem LEDs que podem sinalizar os caminhos e até veicular mensagens. Embora revestidos de vidro, os painéis têm capacidade de suportar cargas de até 113 mil quilos.

O conceito do casal Brusaw avança na geração de energia solar: individualmente, painéis solares instalados em estacionamentos ou cruzamentos podem fornecer energia para semáforos ou iluminação local. Mas uma estrada de painéis, como prevê o projeto – não por acaso chamado Solar Roadways – pode funcionar como uma rede autônoma e inteligente, distribuindo energia para residências e negócios.

O Solar Roadways deslanchou em 2010, quando os Brusaw o inscreveram no GE Ecomagination Challenge, no qual 74 mil pessoas votaram nas melhores propostas inovadoras. Com o prêmio de US$ 50 mil dado pelo desafio da GE, os Brusaw puderam contratar engenheiros e técnicos para começar a desenvolver os painéis. E depois conseguiram também o apoio financeiro da Administração Federal de Rodovias, órgão público que administra o setor.

Neste ano, finalmente, o protótipo ficou pronto para ser apresentado a investidores, com uma série de melhorias proporcionadas pelos financiamentos iniciais. Confiantes, os Brusaw acham que os trechos iniciais de painéis poderão ser instalados de forma experimental já no primeiro semestre de 2015, dependendo do ritmo da produção.

Fonte: Galileu

Anúncios

Um comentário sobre “Estrada é feita com painéis solares

  1. Republicou isso em Arwen Releiturase comentado:
    Vendo isso só consigo pesar que nós aqui no Brasil estamos engatinhando – seja na questão energética propriamente dita – seja na capacidade intelectual dos nossos pensadores que não tem investimento suficiente para a pesquisa cientifica visando criar tecnologia brasileira. Engatinhamos enquanto o mundo corre – não é de se admirar que estejamos em plena crise e as pessoas no geral, apesar de afetadas, não fazem ideia do que isso significa.
    Em uma nação em que pensar por si mesmo é ser chato, encrenqueiro e até anormal Algo assim é apenas uma noticia que vai passar despercebida pelos meios de comunicação virtual sem apelo ou impacto nenhum na vida de ninguém.
    Energia solar, seja como for o modo de captação – seria um grande alivio para a nossa crise de energia, mas ninguém quer tirar o filão das hidroelétricas, afinal oferecer qualquer forma de painel solar a baixo custo para a população seria como atentar contra outro escoadouro de dinheiro público e privaria muitos sanguessugas de sua nutrição diária.

    Curtir

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s