FSC® debate o uso da madeira na construção sustentável

Recolocar a madeira – e a boa madeira – no centro das atenções do setor da construção civil é o desafio assumido pelo FSC durante o GreenBuilding Brasil 2015 – Conferência Internacional e Expo, a maior feira de negócios da construção sustentável do país que acontece entre os dias 11 e 13 de agosto, em São Paulo.

O evento, que reúne arquitetos, construtores, engenheiros, instituições e associações, visa discutir as oportunidades de negócios para a construção civil sustentável, objetivo compartilhado com o FSC por meio do programa Madeira é Legal, que busca incentivar o uso da madeira legal e certificada nas obras.

“A construção civil vem fazendo avanços na agenda sustentável, principalmente no que se refere à redução no consumo de água e energia, porém a madeira está sendo expelida da cadeia de suprimentos das construtoras”, diz Carolina Graça, engenheira agrônoma e consultora do FSC Brasil. Mas isso precisa mudar sob o risco de aumentar o desmatamento.

Para ampliar essa discussão, no dia 12, das 9h30 às 11h30, o FSC participará da palestra “Madeira na construção: desafios e experiência em 200 canteiros de obra”. Na mesa, além de Carolina Graça, Marco Lentini, Coordenador do Programa Amazônia da WWF-Brasil e Renato Salgado, consultor do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE), vão mostrar que, usando madeira de boa origem, as empresas ajudam na manutenção das florestas, colaboram com a geração de renda de comunidades extrativistas e agregam valor aos produtos.

Entre os benefícios do uso de madeira estão a absorção de CO2 pelas árvores, o que contribui para mitigar as mudanças climáticas, e a melhora no desempenho energético ao longo da vida útil de um edifício, porque ela tem melhor conforto térmico, por exemplo, do que o concreto. Além disso, em comparação com outros materiais de construção tradicionais, como o aço, a madeira requer muito menos energia para ser produzida. Ser sustentável, portanto, não é substituí-la, mas certificar-se da sua boa origem.

“O que o consumidor ainda desconhece é que, ao colher a madeira de forma sustentável, cria-se um incentivo para manter a floresta em pé”, afirma Carolina. “E o que parece ser o fim do recurso natural é, na verdade, o mecanismo para a sua preservação!”.

Agenda do estande Programa Madeira é Legal

11 de agosto
• 15h00 às 16h00 – Apresentação dos resultados da pesquisa AsBEA;
• 16h00 às 17h00 – Minioficina do IPT – capacitação na indicação e uso de madeiras menos conhecidas, destinadas à construção;

12 de agosto
• 15h00 às 16h00 – Espaço AsBEA – a definir;
• 16h00 às 17h00 – Roda de conversa com Hélio Olga – ITA Construtora;

13 de agosto
• 15h00 às 17h00 – Roda de conversa sobre a cadeia da madeira certificada FSC para construção civil.


Sobre o Programa Madeira é Legal no GBC

Criado em 2009, o Programa Madeira é Legal é um protocolo de cooperação, assinado por 23 instituições, que tem como objetivo incentivar e promover o uso da madeira de origem legal e certificada no Estado de São Paulo.

A iniciativa é conduzida por uma série de instituições, como WWF-Brasil, Sindicato do Comércio Atacadista de Madeira de São Paulo (Sindimasp), Sindicato da Indústria da Construção Civil de Grandes Estruturas do Estado de São Paulo (SindusCon–SP), Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), Rede Amigos da Amazônia (RAA), Conselho Brasileiro de Manejo Florestal (FSC Brasil), e diversos representantes do setor da construção civil de São Paulo, produtores e distribuidores de madeira, empresas e entidades do setor madeireiro e da construção, sociedade civil e governos estadual e municipal.

Durante os três dias de feira, no estande de 40 m2 do Programa Madeira é Legal, serão disponibilizados e distribuídos diversos materiais promocionais relacionados ao uso responsável da madeira no Brasil, como publicações, folhetos, catálogos, guias, pen drives com conteúdos exclusivos e vídeos, além de outras atrações, como um totem interativo das publicações e um espaço para minioficinas e rodas de conversas.

Fonte: GWA Comunicação Integrada

Anúncios

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s