CDs e DVDs apreendidos em fiscalizações são transformados em matérias-primas

Material apreendido foi doado pela prefeitura a uma cooperativa de recicladores. A atividade de catar material nas ruas é garantia de alimento para muitas famílias.

Hélio Souza explicou que todo o material será separado de acordo com a matéria-prima, passando por um processo delicado e detalhado. Cada quilo custa de 20 a 30 centavos. (Márcio Silva /reprodução)

Hélio Souza explicou que todo o material será separado de acordo com a matéria-prima, passando por um processo delicado e detalhado. Cada quilo custa de 20 a 30 centavos. (Márcio Silva /reprodução)

Mais de 130 mil unidades de CDs e DVDs que foram apreendidos em fiscalização da prefeitura foram doados para a cooperativa de recicladores Aliança, na manhã de ontem (30). A entrega ocorreu na empresa de reciclagem IS Pinheiro, localizada na rua Antenor Cavalcante, bairro Zumbi dos Palmares, Zona Leste.

A doação foi realizada pela Prefeitura de Manaus por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo, Abastecimento, Feiras e Mercados (Semtef). Conforme a secretaria, os produtos eram “piratas”, apreendidos em fiscalizações nas ruas do Centro Histórico e nos bairros das Zonas Norte e Leste.

O administrador da empresa de reciclagem Hélio Souza informou que todo o material ira passar pelo processo de reciclagem em fiscalização de agentes da secretaria. “Como o produto era vendido e fabricado de forma irregular, solicitamos representantes da Semtef para acompanhar todo o processo de reciclagem do material, para evitar qualquer tipo de constrangimento”, reforçou.

O administrador explicou que antes, todo o material passará por um processo de triagem, para que nenhum dos materiais fosse desperdiçado. “Antes de tudo o material será separado de acordo com sua matéria-prima. Plástico fina em um local, o papel em outra parte e o CD e DVD devem passar por um outro processo”, disse.

Conforme Hélio, o CD e DVD passam por um processo mais delicado e detalhado. Para que o plástico do CD e DVD possa por fim ser reciclado, requer uma técnica diferentes para a retirada do plástico todo, da tinta utilizada e também o metal. “Depois que realizamos este processo,  por fim conseguimos reciclar o plástico do CD e DVD que servem para fabricar outros bens importantes”, explicou.

Todo este material será revestido para a cooperativa. O administrador calcula que o material pode ultrapassar em média de R$ 1 mil. “Cada quilo do material que precisa deste cuidado é comprado em média por  20 a 30 centavos”, reforçou.

O valor servirá como manutenção para a cooperativa que por anos tem ajudado aos catadores de material reciclado.

“Sem dúvida este é um meio inteligente de a prefeitura gerar emprego para pessoas que necessitam e uma forma de conseguir realizar a reciclagem de matérias primas, evitando que elas sejam desperdiçadas e jogadas no aterro sanitário”, finalizou Hélio.

Material reciclado será vendido

O administrador da empresa de reciclagem IS Pinheiro, Hélio Souza, explicou que todo o material reciclado desta operação será vendido para empresas que reaproveitam para a fabricação de outras peças.

“Este tipo de plástico serve para a fabricação de outros utensílios, menos aqueles do tipo de material que conserva ou guarda alimentos, que precisam ser matéria prima-virgem”, detalhou Souza.

Hélio informou que a atividade de catar material em ruas é garantia de alimento para muitos moradores das proximidades da empresa de reciclagem.

“Esses trabalhadores são completamente dedicados. Separam os materiais conforme a matéria-prima e tem todo cuidado de separar os materiais conforme o tipo de obra prima. Tipo só um tipo de plástico que é utilizado para sacolas, e varia até em material mais grosso que devem passar por um outro processo”, garantiu.

Em números

130 mil unidades de DVDs e CDs  vão gerar aproximadamente R$ 1 mil para a cooperativa Aliança que deve dividir o lucro com os afiliados e catadores de material reciclado.

Fonte: acritica Uol

Anúncios

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s