Descubra como reduzir a quantidade de lixo produzido na sua casa

Descubra a quantidade de lixo que sua casa produz (imagem: Catraca Livre/reprodução)

Descubra a quantidade de lixo que sua casa produz (imagem: Catraca Livre/reprodução)

A quantidade de lixo que produzimos em casa é um grande agravante para a poluição do nosso planeta. Se mudarmos alguns pequenos hábitos, é possível fazer com que essa quantidade pelo menos diminua.

Neste post, você vai ver o quanto o lixo pode prejudicar a natureza e algumas atitudes que podemos ter para fazermos a diferença no ambiente em que vivemos. Vamos lá?

Conheça os danos causados pelo lixo

Tudo que utilizamos em casa um dia vai virar lixo. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), descartamos aproximadamente 230.000 toneladas de detritos por dia. De todo esse lixo, apenas 2% é enviado para coleta seletiva, e o restante é descartado nos lixões a céu aberto, que já estão próximos do seu limite de capacidade.

Hoje em dia, o aparelho público brasileiro é completamente despreparado para a técnica de reciclagem, assim como os próprios cidadãos. Falta instrução e conscientização quando se trata de reciclagem e descarte de lixo e, muitas vezes, não sabemos o que podemos fazer para contribuir nesse sentido.

O chorume, aquele caldo produzido pelo lixo orgânico, é dez vezes mais poluente que o esgoto, por ser proveniente de alimentos apodrecidos e conter substâncias químicas. Quando o lixo é descartado de forma inadequada, ele pode chegar aos lençóis freáticos contaminando o solo e a água.

Além de ser um problema para o meio ambiente e, muitas vezes, para a nossa saúde, a questão do descarte de lixo se torna também um problema econômico, pois, para recolher todo o volume de detritos produzidos, é necessária a contratação de cada vez mais pessoas e equipamento de coleta de lixo.

Algumas atitudes para reduzir a quantidade de lixo que produzimos
Programe melhor suas compras

Programe suas compras e busque adquirir apenas o que é realmente necessário, desta forma, fica mais fácil evitar o desperdício. Dê preferência a tudo aquilo que seja de embalagem retornável ou de mais fácil reciclagem e evite as embalagens individuais, que são mais difíceis de passar pelo processo de compactação e reciclagem.

Reutilize

Busque sempre utilizar embalagens reutilizáveis e produtos que  possuem refil. Essas medidas evitam que seja necessário descartar a embalagem sempre que o produto acabar, o que acaba gerando menos lixo. Utilize também as ecobags, sacolas reutilizáveis, ou os carrinhos de feira para reduzir a quantidade de sacolas plásticas usadas em cada compra. Outra maneira fácil de reciclagem é a customização de roupas e sapatos usados, o que aumenta a vida útil da peça e evita o descarte.

Habitue-se à coleta seletiva

A separação correta também é uma ótima forma de cuidar do seu lixo. Afinal, a reciclagem reaproveita materiais que, se descartados como lixo comum, demorariam para se decompor, como papel e plástico, por exemplo.

Procure saber se seu bairro ou cidade possui coleta seletiva, para ter certeza de que o lixo que você separou em casa continuará separado nos caminhões e depósitos. Caso contrário, junte você mesmo em poucas quantidades e encaminhe tudo aquilo que for reciclável para as unidades de reciclagem próximas a você. Procure separar por tipo: papel, plástico, vidro e metal, lembrando que é de extrema importância que as embalagens estejam limpas e secas. Além disso, tente compactá-las ao máximo, para que ocupem menos espaço. Com essas atitudes, já é possível eliminar uma enorme quantidade do lixo que iria para os aterros sanitários.

Ao adotarmos pequenos hábitos como esses, podemos fazer uma notável diferença. Se cada família fizer a sua parte, diminuiremos uma boa parte do lixo descartado.

Fonte: Catraca Livre

Anúncios

Um comentário sobre “Descubra como reduzir a quantidade de lixo produzido na sua casa

  1. Pingback: Descubra como reduzir a quantidade de lixo produzido na sua casa | Mude Seu Estilo de Viver

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s