Descubra cinco coisas que podem ser recicladas e você não sabia

Quando o assunto é reciclagem, sempre aparece muita gente que defende a ideia a ferro e fogo e muitos outros que não conhecem basicamente porque têm preguiça de pesquisar. Mas a questão é: a Terra é só uma.

Divulgação

Fraldas podem ser recicladas (Fonte: Catraca Livre/reprodução)

Por isso, a busca pela preservação passa, muitas vezes, por iniciativas que visam aumentar a vida útil dos objetos, agredindo o mínimo possível o meio ambiente. Assim, sendo você um amante das soluções sustentáveis ou não, certamente ficará surpreso ao conhecer 5 coisas que podem ser recicladas mas você simplesmente não sabia. Então confira já!

Fraldas e absorventes

Pasmem: para reduzir a poluição causada pelo descarte de fraldas descartáveis e absorventes higiênicos, uma empresa canadense abriu a primeira indústria de reciclagem do material do planeta. Fato é que, com os avanços tecnológicos, as mães têm muito mais comodidade na hora de trocar seus bebês, mas, em compensação, essa comodidade é proporcionada por fraldas que podem demorar até 500 anos para se decompor! Porém, com a tecnologia utilizada por essa empresa visionária passa a ser possível separar o material orgânico das fraldas e transformá-lo em gás para a geração de energia. O restante é comprimido e transformado em madeira plástica, telhas ou outros materiais absorventes. Já os absorventes femininos são lavados, esterilizados e passam por um processo químico que separa o gel absorvente dos resíduos líquidos para também transformá-los em outros materiais. O desafio, agora, é conseguir trazer o procedimento aqui para o Brasil!

Jeans

Sabia que o tecido mais conhecido do mundo é um verdadeiro suplício para a sustentabilidade do planeta? Felizmente, hoje em dia, grandes empresas estão produzindo opções de jeans ambientalmente corretos, feitos com algodão tradicional e materiais recicláveis — como garrafas PET, que são comprimidas e transformadas em fibras de poliéster. Por isso, antes de descartar qualquer peça de jeans, pense em como seria legal procure esses projetos que as transformam em outras roupas ou em peças de artesanato!

Óleo de cozinha

Dá para acreditar que tem gente que ainda joga óleo sujo de cozinha no ralo da pia? É triste, mas é verdade. Só que essa situação está prestes a mudar. Atualmente já se sabe que esse material é reciclável. Ponto para a informação! A dificuldade mora em se criar o costume de armazená-lo em um recipiente e levá-lo para instituições que trabalhem com esse tipo de transformação. Mas com o tempo isso também toma seu rumo, você vai ver só. E repare como o óleo é útil: pode virar sabão, detergente, tinta e até biodiesel. Então faça a sua parte e ajude a divulgar essa ideia entre seus conhecidos!

Tênis

Os tênis não têm utilidade apenas quando estão novos. Seus componentes podem ser reaproveitados na fabricação de pistas de corrida, de quadras e campos de grama artificial. Além dessa aplicação, eles também podem ser utilizados como combustível. Alguns grandes fabricantes possuem projetos que estimulam a coleta de tênis velhos e facilitam o processo de transformação. Assim, que tal, antes de comprar seu próximo par, dar preferência às marcas que pensam ecologicamente?

Embalagens de salgadinhos

Ninguém imagina que aquela embalagem de salgadinho pode ser reciclada, não é mesmo? Mas a boa notícia é que pode sim! O material metálico é feito de um componente conhecido como bi-axially oriented polypropylene — ou película de polipropileno biorientada —, que também é usado em embalagens de biscoito, café, chocolate e outros produtos. As próprias empresas que o utilizam já estão se encarregando de transformá-lo em artigos como bolsas e carteiras. Já pode comer chips sem culpa agora!

Você por acaso conhece algum outro produto que pode ser reciclado, mas que ninguém imagina? Compartilhe seus conhecimentos conosco e contribua para um país cada dia mais limpo!

Fonte: Catraca Livre

Anúncios

Um comentário sobre “Descubra cinco coisas que podem ser recicladas e você não sabia

  1. Pingback: Descubra cinco coisas que podem ser recicladas e você não sabia | Mude Seu Estilo de Viver

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s