Como ser sustentável no dia a dia

imagem: reprodução

imagem: reprodução

Sustentabilidade é uma prática que geralmente associamos a empresas e governos e acabamos pensando que ela não faz parte do dia a dia de um cidadão comum. Ao contrário do que imaginamos, cada um de nós é responsável pela maneira como as próximas gerações herdarão o mundo.

De acordo com Serapião Bispo, diretor de Sustentabilidade do Camará Shopping, que está sendo construído na Zona Oeste, um modo de vida sustentável significa levar uma rotina sem comprometer o futuro do planeta. “Ações básicas podem significar muito, sem se tornarem um peso para as pessoas. Para isso, não é preciso grandes sacrifícios, pequenas mudanças já fazem toda a diferença”, explica o especialista.

Para se tornar ecologicamente correto, Serapião listou algumas ações básicas do dia a dia que vão fazer a diferença sem lhe custar grandes esforços.

Economize água
Para que tenhamos água potável por mais tempo, é importante não ficar no chuveiro e fechar a torneira ao lavar pratos e escovar os dentes. É ideal também chamar um profissional para detectar se há vazamentos em casa. Uma torneira pingando uma gota por segundo chega a desperdiçar 46 litros de água em um único dia.

Dispense embalagens
Sabe aquele presente fofo que você ganhou e teve muita pena de jogar a embalagem fora? Pois bem, pacotes só aumentam o volume de lixo não reciclável e não têm utilidade alguma.

Separe o lixo
Resíduos orgânicos podem inutilizar o que é reciclável, caso os dois se misturem. Evitar que isso ocorra não é difícil. Para isso, reserve um cesto de lixo para o material seco (vidros, plásticos, latas de alumínio, papéis, embalagens longa vida e etc) e outro para os chamados resíduos úmidos (resto de comida e plásticos fininhos de embalagem). “Esses simples atos facilitam o processo de reciclagem e também o trabalho dos catadores que, muitas vezes, sobrevivem do que conseguem no lixo”, avisa Serapião.

Experimente orgânicos
Além de prejudicar o meio ambiente, os agrotóxicos prejudicam a saúde. Alimentos orgânicos estão cada vez mais invadindo as prateleiras dos supermercados.

BIKE 3

Dependa menos do carro
Ter um carro é ter um bem de consumo facilitador, mas antes de usá-lo, verifique se há outra alternativa para lhe levar ao seu destino. Pedalar, pedir carona ou até mesmo se dispor a fazer uma boa caminhada são maneiras super benéficas à saúde e a redução da emissão de CO2.

Valorize produtos da sua região
Comprou uma bolsa importada? Pense que ela acarretou grande gasto em combustível para chegar até suas mãos. Dar preferência ao mercado das cidades próximas colabora para o aquecimento da economia ao seu redor.

Fique atento à conta de luz
Quando as lâmpadas da sua casa queimarem, troque pelas de LED, que podem economizar até 95% de energia e ter durabilidade 70 vezes maior que as comum. Outra atitude para evitar gastos desnecessários é desligar o computador, as luzes e os eletrônicos que não estão em uso. Não esqueça também de tirar os carregadores das tomadas.

Prefira eletrodomésticos econômicos
Na hora de trocar a TV, o ar-condicionado ou a geladeira, escolha produtos que consomem menos energia. Para isso, basta procurar o selo do Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica (Procel)

Inspire outras pessoas
As nossa atitudes são contagiantes e, se você cuida do meio ambiente, amigos e familiares também cuidarão.

Fonte: NE Uol

Anúncios

Um comentário sobre “Como ser sustentável no dia a dia

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s