Havai usa energia das ondas para tornar-se 100% autossustentável

AZURA

A Azura, uma máquina de 45 toneladas, já se encontra instalada no fundo do mar ao largo da costa de Kanehoe, na ilha de Oahu (imagem: SurfPortugal/reprodução)

O governo do Havai aprovou recentemente uma lei que visa transformar o arquipélago no primeiro estado norte-americano a produzir toda a energia a partir de recursos renováveis. A lei insere-se na Hawaii Clean Energy Initiative, destinada a tornar as ilhas 100% independentes em termos de energia até 2045.

Atualmente, o Havai importa cerca de 93% da sua energia, colocando as tarifas de eletricidade entre as mais altas dos EUA (cerca de 175% acima da média nacional). Neste momento, o estado já produz cerca de 22% da sua eletricidade a partir de recursos renováveis, nomeadamente as energias eólica e solar, mas a nova lei — que o governador David Ige deverá assinar até ao final de julho — tem como objetivo de longo-prazo suspender por completo a importação de petróleo, recurso a partir do qual é gerada a maior parte da eletricidade usada no arquipélago.

Como não podia deixar de ser, as ondas do oceano estão a assumir um papel determinante na nova estratégia do governo havaiano, estando já a ser testada uma nova tecnologia que transforma a ondulação em energia elétrica. Um protótipo da Azura, uma máquina de 45 toneladas, já se encontra instalado no fundo do mar ao largo da costa de Kanehoe, na ilha de Oahu, apresentando um mecanismo de flutuação de 360º que permite extrair energia tanto do movimento vertical como horizontal das ondas.

Os testes vão prolongar-se durante um ano, ao fim do qual o projeto entrará em fase de expansão, desenvolvendo-se um novo gerador capaz de captar a energia de ondas muito maiores e operar em profundidades de até 150 pés.

Se se provar que a tecnologia pode ser suficientemente amplificada, o Havai pode ter encontrado uma poderosa ferramenta para atingir o objetivo da autossustentabilidade plena até 2045: espera-se que o novo gerador seja capaz de produzir até 1 megawatt de eletricidade, o suficiente para abastecer várias centenas de casas. E talvez não tenhamos de esperar muito mais do que um par de anos para ver isso acontecer.

Fonte: SurfPortugal

Anúncios

Um comentário sobre “Havai usa energia das ondas para tornar-se 100% autossustentável

  1. Pingback: Havaí usa energia das ondas para tornar-se 100% autossustentável - Portal Sustentabilidade | ADEMI-BAPortal Sustentabilidade | ADEMI-BA

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s