Alunos lançam ‘casa sustentável’ ligada por aplicativo na Expocrato

Sistema usa energia solar e aplicativo para smartphone; veja vídeo.
Projeto foi idealizado por estudantes do curso de manutenção industrial.
foto: G1/reprodução

foto: G1/reprodução

Estudantes do curso de Manutenção Industrial da  Faculdade de Tecnologia CENTEC (Fatec) do Cariri lançaram nesta edição da Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato), no interior doCeará, uma casa movida pela energia solar, uma das mais limpas existentes, e que é ligada através de um aplicativo para celular. Uma maquete do projeto está em exposição no estande do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) no evento.

Para o funcionamento da casa, que na maquete apresentada tem oito cômodos, é preciso uma alimentação da energia gerada a partir de placas solares que captam 250 Watts de potência por hora. Segundo os pesquisadores, esse sistema é ligado a um roteador de internet sem fio e a partir disso tem conexão direta a um aplicativo para smartphone que serve para ligar as lâmpadas da residência, por exemplo. Oaplicativo também foi idealizado pelos estudantes, que demonstraram para o G1 o funcionamento do dispositivo.

Confira no vídeo:

Neste link

O professor Sebastião Erailson, responsável por orientar os alunos na elaboração do projeto, explicou os principais benefícios que a ideia pode trazer para a sociedade. “O nosso foco principal é a energia limpa e a acessibilidade ocasionada pelo aplicativo em uma platafoma livre. O custo desse aplicativo é baixo, mas o que encarece um pouco são as placas solares, mas nosso próximo passo é melhorarmos o projeto e colocá-lo em escala comercial”, afirma.

Fonte: G1


Fique por dentro de outras novidades sustentáveis pelo Facebook também!
Facebook Casa da Sustentabilidade

Anúncios

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s