6 tipos de resíduos que você está reciclando errado

Lixos (foto: reprodução / CREATIVE COMMONS)

Lixos (foto: reprodução / CREATIVE COMMONS)

Papel, metal, vidro, plástico, orgânico. Você já conhece e viu coletores de lixo reciclável por aí – aqueles coloridos e sinalizados que indicam, claramente, o que deve ser colocado em seu interior. Mas, apesar disso, muitas pessoas simplesmente jogam o material – seja qual for o tipo dele – em qualquer lixeira. Isso causa mais problemas do que essas pessoas imaginam quando o lixo chega à unidade de reciclagem.

O problema é que o pacotinho de ketchup que você jogou no ‘plástico’ ​​pode contaminar os recicláveis, reduzindo o valor do lote como um todo. Este, que obviamente não está limitado ao nosso exemplo, aumenta o custo monetário e, sim, ambiental da reciclagem.

Há algumas coisas que não valem a pena reciclar, porque eles acabam fazendo mais mal do que bem. A CityLab conversou com Darby Hoover, especialista em recursos sênior do Conselho de Defesa dos Recursos Naturais dos EUA, e ele sugeriu tomar os seguintes cuidados na hora da separação do lixo:

Pequenos pedaços de papel
Hoover diz que é “praticamente impossível” separar pedaços de papel de outros materiais. “Eles acabam se tornando parte do resíduo que sobra no final, porque são muito pequenos”. No entanto, isso não significa que estes resíduos não podem ser reciclados, só não devem ser despejados soltos. Em vez disso, você pode colocá-los em um saco de papel, grampear e escrever “pedaços de papel”. Uma pessoa na unidade de transformação vai reconhecer o saco, retirar do resto do fluxo de reciclagem e classificá-lo nos produtos de papel.

Sachês de condimentos
Shoyu, ketchup, mostarda, ou qualquer outro condimento em sachê vem naquela embalagem feita de plástico ou de uma combinação de alumínio e plástico. “Não existe ninguém reciclando isso atualmente”, diz Hoover. Então o melhor é jogar esse tipo de lixo no lixo comum.

Isopor
Redísuos de isopor quase nunca são recicláveis, porque são extremamente leves e, em se tratando de embalagens, sujos com alimentos (e nenhum material sujo de gordura pode ser reciclado, ele precisa passar por uma lavagem que, muitas vezes, aumenta muito o custo da reciclagem por conta da água utilizada – sempre lave, em casa o seu lixo reciclável antes de descartar. O processo é muito mais complicado na unidade de reciclagem e o lixo sujo pode contaminar outros materiais).

Copos descartáveis de papel
A maioria dos copos descartáveis de papel – muito utilizados em máquinas de café – são, na verdade, revestidos com plástico, impossibilitando a reciclagem com outros produtos de papel.

Sacos de plástico
Eles são um problema gigante para os recicladores: voam e obstruem as máquinas de triagem, fazendo os trabalhadores desligarem o maquinário e precisarem limpar os pedaços manualmente.

Envelopes especiais de correspondência
Muitos envelopes deste tipo também levam plástico em sua composição. Pelo mesmo motivo dos copos descartáveis de papel não devem ser reciclados com os resíduos de papel.

Fonte: Revista Galileu


Fique por dentro de outras novidades sustentáveis pelo Facebook também!
Facebook Casa da Sustentabilidade

Anúncios

Um comentário sobre “6 tipos de resíduos que você está reciclando errado

  1. Prezados,

    Bom dia,

    Tenho algumas contribuições.

    A maioria dos recicláveis passa por um processo de lavagem, então, nesta crise de água o ideal não é lavar os seus resíduos. Passar uma água em caixas de leite e alguns alimentos perecíveis que em poucos dias terão um odor bem forte é aconselhável, pois estes podem atrair vetores mais facilmente.

    Quanto aos pequenos pedações de papel, se eles tiverem em sacos apenas com papel, não é necessário grampear. Outros resíduos que as pessoas costumam encaminhar de forma errada são grampos, clips e chaves, soltos… Materiais muito pequenos como estes não são reciclados porque no processo de triagem (coleta, transporte, esteira, beneficiamento) em algum destes momentos eles acabam ficam para trás devido ao montante de material maior.

    Em São Paulo conheço cooperativas que triam e empresas que compram isopor para uso na construção civil. Estes isopores devem estar totalmente limpos, desta forma podem ser utilizados, o problema do isopor é que é volumoso e tem baixo custo, mas isso não quer dizer que ele não possa ser reciclado.

    Quanto as sacolas plásticas eu descordo, pois o problema destas na reciclagem também é o valor quando comparado a outros materiais. As sacolas são volumosas e quando prensadas se expandem, para conseguir fazer um fardo de “aparas plásticas” nome da dado a mistura de sacolas, leva-se tempo para uma baixa receita. Porém as sacolas transparentes, principalmente as mais grossas, tem um valor bom no mercado, e se tratando de filme tipo “strech” o preço é ainda mais alto.
    O material que compões as sacolas plásticas é o PEBD (Polietileno de Baixa Densidade) muito utilizado na composição de diversos materiais.

    O BOPP, que compõe as embalagens de biscoitos e salgadinhos é um material que tem um mercado difícil, e infelizmente, no Brasil, temos pouca tecnologia para beneficiamento deste material, composto por Polipropileno e alumínio.

    Mais dúvidas, óleo vegetal é reciclado, encaminhem dentro de garrafas ou garrafões PET bem vedados.

    Não deve-se enviar para reciclagem de maneira nenhuma:
    restos orgânicos, borrachas, eletroeletrônicos, pilhas e baterias, panos e tecidos, madeiras, entulhos, lâmpadas, louças e cerâmicas, espelhos, fitas adesivas e materiais hospitalares, frascos de produtos químicos, qualquer embalagens de medicamentos, e material com conteúdo pessoal/ confidencial.

    Espero ter ajudado a tirar algumas dúvidas. Se alguem tiver alguma dúvida, pode me procurar.

    Atenciosamente,
    Eng. Ambiental Arthur F. Andrade

    Curtir

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s