Ecocapsule, a micro-casa alimentada por energia solar e eólica

Classificada como uma “smart house”, a Ecocapsule é alimentada apenas por energia solar e eólica. Combina o luxo de um quarto de hotel de cinco estrelas e a mobilidade de uma auto-caravana.

Foi criada a primeira micro-casa totalmente sustentável. Desenhada pelo atelier de arquitetos eslovaco Nice Architectsa casa pré-fabricada é alimentada por energia solar e eólica. Pode ser utilizada para habitação (cabem dois adultos), como hotel “pop-up”, ou mesmo como uma estação de abastecimento para carros elétricos. O preço será anunciado no último trimestre de 2015, altura em que o atelier aceitará as primeiras encomendas.

A história da Ecocapsule remonta a 2008, quando o estúdio participou na competição de ideias Andes Sprout Societye apresentou o conceito de micro-casa sustentável. Chamava-se então Ecocapsule v1 e tinha três caraterísticas:design arredondado para minimizar perdas de energia, capacidade de armazenamento de água e mobilidade.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Apesar de o conceito não ter ganho a competição, foi considerada pelo site inhabitat.com como um dos projetos mais interessantes do concurso. Na altura, choveram pedidos para o projeto ser desenvolvido. Apesar da tecnologia disponível em 2008 não permitir a criação de uma casa totalmente independente em termos energéticos, arrancou nesse ano o projeto Ecocapsule, que ficou concluído em 2014.

Equipada com um sistema duplo de produção de energia, a Ecocapsule permite produzir e armazenar uma quantidade massiva de energia na bateria, para ser utilizada em períodos de pouca produção.

A forma esférica da micro-casa foi cuidadosamente desenhada para maximizar a recolha da água da chuva e do orvalho. Os filtros instalados na membrana da Ecocapsule permitem purificar 99,999% das bactérias da água, tornando qualquer fonte de água natural adequada para beber. Odesign esférico foi também especialmente criado para ajudar à poupança de energia.

As paredes da “smart house” foram preenchidas com um isolador térmico de desempenho ultra-eficiente que protegem os habitantes do ambiente exterior e ajudam a casa a alcançar um desempenho energético mais eficiente.

A mobilidade também foi uma das preocupações da Nice Architects. A Ecocapsule foi optimizada para permitir um transporte fácil. Cabe num contentor de transporte de tamanho standard e pode ser atrelada a um automóvel para ser utilizada como uma auto-caravana.

As primeiras encomendas vão chegar aos seus destinatários no início de 2016. A Ecocapsule será inicialmente produzida em versão única sendo que as outras opções serão mais tarde apresentadas pela empresa.

fonte: Observador


Fique por dentro de outras novidades sustentáveis pelo Facebook também!
Facebook Casa da Sustentabilidade

Anúncios

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s